SEQUÊNCIA
DIDÁTICA – Festa
IDENTIFICAÇÂO: EMEB Maria
Aparecida Amaro de
Souza
Série/Ano: 1º A/B/C/D e Sala de Recurso
Professores/Cursistas: Rafael Galiotto/
Emilene Zavitoski Pinheiro / Marilene
Dallagnol / Maricler Becker /Alice Helga Deringer
Duração: Uma semana
TEMA: Festa
CARACTERIZAÇÃO DA TURMA: A EMEB Maria Aparecida possui
quatro turmas de primeiros anos, sendo dois matutinos e dois vespertinos com
aproximadamente 25 alunos em cada sala. A idade da maioria das crianças varia entre 6 e 7 anos. As turmas são heterogêneas,
incluindo alunos especiais (down, baixa visão e suspeita de autismo).
OBJETIVOS:
*
Aprimorar a interação em grupo;
*
Desenvolver a habilidade de compreender e desenvolver textos orais e escritos
em situações sociocomunicativos;
*
Compreender o uso da linguagem matemática e a aplicação em situações problema e
registro.
*
Desenvolver a consciência fonológica por meio de exploração de rimas e outras
atividades propostas.
AREA DO CONHECIMENTO
CONTEMPLADO NESTA SEQUÊNCIA
*Linguagem,
Artes, Matemática
OBRAS DO ACERVO ENVIADOS DO MEC
A SER UTILIZADO NESTA SEQUÊNCIA.
*Caça
rimas – acervo CEEL
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
*Estabelecer
relação lógica entre partes de texto de diferentes gêneros e temáticas, lidos
pelo professor..
*Antecipar
sentidos e ativar conhecimentos prévios.
*Identificar
semelhanças sonoras em rimas.
*Resolver
problemas envolvendo os significados de retirar quantidades.
*Conhecer
e reconhecer elementos que constituem as linguagens artísticas.
|
ATIVIDADES LÚDICAS PRESENTES NA
SEQUÊNCIA
*Dramatização
/ Imaginação / Jogos
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
1º Momento:
a)
Iniciar com a exploração oral pertinente ao texto a ser lido, afim de obter o
conhecimento prévio da turma (se já conhecem a história, o que sabem sobre
“Bruxa”, falar a respeito da autora do livro, festas...)
b)
Apresentação da leitura deleite Bruxa, Bruxa Vem a Minha Festa. (Sugere-se
passar o vídeo, ou as imagens do próprio livro)
c) Interpretação oral... Quem
fez a festa?...Quais personagens participaram da festa?...Onde foi a
festa?...Quantos convidados?
d) Fazer a lista coletiva na
lousa dos personagens da história, os quais foram à festa. Leitura e propor o
registra no caderno.
e) Atividade de fixação:
autoditado (Ver Anexo).
f) Confecção de máscaras dos
personagens para encenar a história ( recolher e guardar para o dia seguinte)
2º Momento:
a)No
dia seguinte realizar um resgate da história da Bruxa, promovendo um desfile de
máscaras (festa das máscaras).
b)Realizar
pequenos agrupamentos com os personagens caracterizados para trabalhar a
subtração com retirada de quantidades,
representando situações problemas com a participação das crianças. Após
registro na lousa e no caderno. Ex. Quando apareceu o fotógrafo da festa, ele
viu 9 convidados (a bruxa, o dragão, o espantalho, ...de repente 3 foram
embora, quantos ficaram na festa?
c)Apresentar
uma leitura dramatizada do texto a Bruxa.
b) Passar o texto no quadro ou entregar fotocopiado e propor
que circulem no texto as palavras bruxa,
castelo, mão e pão. Explicar a
função da combinação sonora de algumas
palavras no texto (rimas), lembrando outras rimas: festa – floresta – testa;
dragão- leão – não; castelo – martelo- Marcelo;
c)
Atividade de texto fatiado e completar o texto.
Para
tarefa de casa: Memorizar o texto: A
bruxa e pesquisar outros tipos de festa, fazendo uma lista.
3º Momento
a) Apresentação
coletiva do texto da Bruxa ou em pequenos grupos e correção das tarefas.
b)Novamente
apresentar situações problemas envolvendo a subtração na ideia de retirar
quantidades, usando material de contagem, base 10. Registro das operações.
c)Desenho
da parte de uma história em que tenha personagens como a bruxa, o lobo..., realizando a produção de palavras e frases. Esta atividade
deve ser feita em duplas e em folhas sulfite para exposição, apresentação,
formação de livrinhos para leitura...
*
Tarefa de casa: Pesquisa junto com a família de uma quadrinha que contenha
rimas.
4º Momento
a)Apresentação
tarefa.
b)Realização
jogos fornecidos pela Universidade Federal de Pernambuco...CEEL
Jogo Caça –rimas
Desenvolvimento
do jogo
4
jogadores e cada jogador com uma cartela sobre a mesa. Um dos jogadores
distribui as fichas com os desenhos entre os jogadores (5 fichas para cada um).
Ao sinal combinado cada jogador pegas suas fichas e as coloca sobre a
combinação correta fornecida momento antes do jogo através de um cartaz. Vence
quem conseguiu encontrar o par como sugere o cartaz. Vejamos o repertório do
jogo.
AVIÃO – LEÃO
RATO – GATO
FACA- VACA
JARRO –CARRO
VASSOURA-
TESSOURA
GARRAFA- GIRAFA
PISCINA- BUZINA
MAMADEIRA –
CADEIRA
CHUPETA –
BORBOLETA
OVELHA – ABELHA
DENTE- PRESENTE
MOLA-BOLA
TIJOLO-BOLO
ANEL – PINCEL
BARRIGA- FORMIGA
RODA- CORDA
LAÇO – PALHAÇO
LUVA-CHUVA
Nenhum comentário:
Postar um comentário