segunda-feira, 23 de novembro de 2015

SEQUÊNCIA  DIDÁTICA – Festa     
   
IDENTIFICAÇÂO: EMEB  Maria  Aparecida  Amaro  de  Souza
Série/Ano: 1º A/B/C/D e Sala de Recurso
Professores/Cursistas: Rafael Galiotto/ Emilene  Zavitoski Pinheiro / Marilene Dallagnol / Maricler Becker /Alice Helga Deringer
Duração:  Uma semana

TEMA: Festa
CARACTERIZAÇÃO DA TURMA: A EMEB Maria Aparecida possui quatro turmas de primeiros anos, sendo dois matutinos e dois vespertinos com aproximadamente 25 alunos em cada sala. A idade da maioria das crianças varia  entre 6 e 7 anos. As turmas são heterogêneas, incluindo alunos especiais (down, baixa visão e suspeita de autismo). 
OBJETIVOS:
* Aprimorar a interação em grupo;
* Desenvolver a habilidade de compreender e desenvolver textos orais e escritos em situações sociocomunicativos;
* Compreender o uso da linguagem matemática e a aplicação em situações problema e registro.  
* Desenvolver a consciência fonológica por meio de exploração de rimas e outras atividades propostas.
AREA DO CONHECIMENTO CONTEMPLADO NESTA SEQUÊNCIA
*Linguagem, Artes, Matemática
OBRAS DO ACERVO ENVIADOS DO MEC A SER UTILIZADO NESTA SEQUÊNCIA.
*Caça rimas – acervo CEEL
DIREITOS DE APRENDIZAGEM
*Estabelecer relação lógica entre partes de texto de diferentes gêneros e temáticas, lidos pelo professor..
*Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios.
*Identificar semelhanças sonoras em rimas.
*Resolver problemas envolvendo os significados de retirar quantidades.
*Conhecer e reconhecer elementos que constituem as linguagens artísticas.



 
 


ATIVIDADES LÚDICAS PRESENTES NA SEQUÊNCIA
*Dramatização / Imaginação / Jogos
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES:
1º Momento:
a) Iniciar com a exploração oral pertinente ao texto a ser lido, afim de obter o conhecimento prévio da turma (se já conhecem a história, o que sabem sobre “Bruxa”, falar a respeito da autora do livro, festas...)
b) Apresentação da leitura deleite Bruxa, Bruxa Vem a Minha Festa. (Sugere-se passar o vídeo, ou as imagens do próprio livro)
c) Interpretação oral... Quem fez a festa?...Quais personagens participaram da festa?...Onde foi a festa?...Quantos convidados?

d) Fazer a lista coletiva na lousa dos personagens da história, os quais foram à festa. Leitura e propor o registra no caderno.

e) Atividade de fixação: autoditado (Ver Anexo).

f) Confecção de máscaras dos personagens para encenar a história ( recolher e guardar para o dia seguinte)
2º Momento:
a)No dia seguinte realizar um resgate da história da Bruxa, promovendo um desfile de máscaras (festa das máscaras).
b)Realizar pequenos agrupamentos com os personagens caracterizados para trabalhar a subtração com retirada de  quantidades, representando situações problemas com a participação das crianças. Após registro na lousa e no caderno. Ex. Quando apareceu o fotógrafo da festa, ele viu 9 convidados (a bruxa, o dragão, o espantalho, ...de repente 3 foram embora, quantos ficaram na festa?
c)Apresentar uma leitura dramatizada do  texto a Bruxa.
b)  Passar o texto  no quadro ou entregar fotocopiado e propor que  circulem no texto as palavras bruxa, castelo, mão e pão. Explicar a função da  combinação sonora de algumas palavras no texto (rimas), lembrando outras rimas: festa – floresta – testa; dragão- leão – não; castelo – martelo- Marcelo;
c) Atividade de texto fatiado e completar o texto.
Para tarefa de casa:  Memorizar o texto: A bruxa e pesquisar outros tipos de festa, fazendo uma lista.
3º Momento
a) Apresentação coletiva do texto da Bruxa ou em pequenos grupos e correção das tarefas.
b)Novamente apresentar situações problemas envolvendo a subtração na ideia de retirar quantidades, usando material de contagem, base 10. Registro das operações.
c)Desenho da parte de uma história em que tenha personagens como  a bruxa, o lobo..., realizando a  produção de palavras e frases. Esta atividade deve ser feita em duplas e em folhas sulfite para exposição, apresentação, formação de livrinhos para leitura...
* Tarefa de casa: Pesquisa junto com a família de uma quadrinha que contenha rimas.
4º Momento
a)Apresentação tarefa.
b)Realização jogos fornecidos pela Universidade Federal de Pernambuco...CEEL
Jogo Caça –rimas
Desenvolvimento do jogo
4 jogadores e cada jogador com uma cartela sobre a mesa. Um dos jogadores distribui as fichas com os desenhos entre os jogadores (5 fichas para cada um). Ao sinal combinado cada jogador pegas suas fichas e as coloca sobre a combinação correta fornecida momento antes do jogo através de um cartaz. Vence quem conseguiu encontrar o par como sugere o cartaz. Vejamos o repertório do jogo.
AVIÃO – LEÃO
RATO – GATO
FACA- VACA
JARRO –CARRO
VASSOURA- TESSOURA
GARRAFA- GIRAFA
PISCINA- BUZINA
MAMADEIRA – CADEIRA
CHUPETA – BORBOLETA
OVELHA – ABELHA
DENTE- PRESENTE
MOLA-BOLA
TIJOLO-BOLO
ANEL – PINCEL
BARRIGA- FORMIGA
RODA- CORDA
LAÇO – PALHAÇO

LUVA-CHUVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário